image description
Loading...

Exposição Itinerante

Sapato

Chapéu

Lápis

Oliva

“ A história da OLIVA e a sua presente transformação numa autêntica fábrica de Criatividade constituem uma assinalável fonte de inspiração que se vai aliar à força expressiva e ao poder comunicativo da ilustração para, mais uma vez, concentrar as atenções de quem, de alguma forma, se encontra ligado a esta manifestação artística”

Embalagem

Acto ou efeito de acondicionar ou de empacotar Invólucro ou recipiente usado para acondicionar ou empacotar Mercadoria ou produto embalado Embalagem, in dicionário Priberam da língua Portuguesa “ A embalagem como suporte ou meio de expressão,; a reciclagem e recuperação o de materiais tão associados à ecologia; a simbiose entre a arte e o desperdício”

Infinito

sem fim ilimitado,eterno inumerável infinito, in Dicionário Priberam da língua Portuguesa “E como se representa o Infinito? Representar o irrepresentável, o abstracto ou o concreto. Tudo depende do seu autor , da sua visão sobre a vida , o universo , a religião....”

A Mulher mais bela do Mundo ( prespectiva masculina)

Conto russo transcrito por Holly- Paxton, publicado em “um Mundo Criança –Aprender a Ler o Mundo”, Oikos, 1993:14

A Mulher mais bela do Mundo (prespectiva feminina)

A Mulher mais bela do Mundo ( prespectiva feminina) Conto russo transcrito por Holly- Paxton, publicado em “um Mundo Criança –Aprender a Ler o Mundo”, Oikos, 1993:14 “... quiseram que os seus co-leitores e co-aotores(...)desfrutassem profundamente , de forma que se encontrem renovados por uma leitura refrescada sobre a feminilidade e a maternidade; que se discutissem , de modo a encontrarem uma nova expressão de si próprios e dos outros, num tecer renovado de relações íntimas, sentidas e pensadas;...

Trama

Tema: tra.ma (latim trama,ae) Fio que a Lancadeira estende por entre fios de urdidura Seda mais grosseira que a mistura com outro melhor ou com o estambre Fio grosso e dobrado com que se fazem colchas e outras obras Material feito com fios que passam alternadamente por cima e por baixo de outros que lhes são perpendiculares Textura feita de materiais que se cruzam Enredo; intriga; maquinação; conspiração. “É pois toda esta trama que se foi urdindo , toda esta rede que se foi criando , todos estes enredos que se foram desenvolvendo ao longo destes anos que pretendemos homenagear e fazer realçar nesta edição do Encontro Internacional de S. João da Madeira”

Máquina

A MÁQUINA foi o tema escolhido para o 9º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Este é um tema que tem muito a ver com S. João da Madeira não só pelas características industriais da cidade , mas essencialmente pela capacidade das suas gentes de efetuarem obras grandiosas e reveladoras de génio. Mas a máquina também pode ter outros sentidos... aqueles que a mente e a criatividade humana podem conceber! Foi essa a proposta lançada pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira para o Encontro Internacional de Ilustração do ano de 2016. A este desafio responderam 102 ilustradores, não só de Portugal, como ainda de Espanha, Brasil, Suiça, Argentina e Colômbia entre outros, dos quais foram selecionados pelo júri as obras dos 25 constantes deste catálogo, obras que estarão em exibição durante o encontro e que posteriormente andarão em itinerância de acordo com as solicitações. Mas do programa destes encontros, que já veem desde 2008, constam ainda as 40 oficinas dedicadas à comunidade escolar, os 10 workshops dos ilustradores convidados, as oficinas dedicadas ao publico em geral, a feira de ilustração, a feira do livro, o concerto ilustrado , sem esquecer as conversas e apresentações de livros, que decorrem entre 14 e 21 de outubro de 2016. A Ilustração acontece em S. João da Madeira !