image description
Loading...

Imprensa

O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira regressa de 2 a 10 de Novembro para trazer à cidade, pela 11ª vez, o universo multifacetado da Ilustração, sob a lente do tema Trabalho.

O tema, familiar à cidade cujo brasão porta a palavra Labor, tem o potencial abrangente dos precedentes – pode ser interpretado enquanto actividade, enquanto profissão, desafio, criação e invenção, repetição, processo, esforço ou construção.

Vivemos numa era de reconfiguração da imagem de trabalho profissional, em que o digital e a ascensão da robótica nos levam a redefinir o papel da humanidade e a relação do Homem com o trabalho. Em que somos confrontados com a possibilidade de uma redução do tempo de trabalho e com a antecipação de tempo livre a ocupar. Em que testemunhamos a procura do regresso a uma forma de trabalho próxima da natureza, como a agricultura, e o desaparecimento de profissões e saberes, apagadas pelo progresso e pela desertificação de pequenas cidades e áreas rurais. O trabalho, nalguma forma, define e molda a vida e a experiência de cada um.

É sob este olhar que propomos a todos os interessados a participação no Concurso de Ilustração, do qual resultarão 25 seleccionados que verão as suas obras patentes na exposição de Finalistas. Esta e outras exposições estarão acessíveis de 15 de Setembro a 26 de Outubro na Torre da Oliva, e voltarão a abrir de 2 a 10 de Novembro na Sala dos Fornos da Oliva.

Ao longo dessa semana, terão lugar também oficinas nas escolas, oficinas para o público, Workshops de Ilustradores Convidados, Conversas, Apresentações, Portfolio Reviews e Espetáculos.

A imagem desta edição do Encontro, reflectindo o tema Trabalho, foi concebida pelo ilustrador João Fazenda. A instituição convidada deste ano é a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Empresa Sanjoanense que patrocina o Prémio do 11º Encontro é a Armando Silva.