image description
Loading...

Imprensa

O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira regressa de 17 a 21 de Outubro para trazer à cidade, pela 12ª vez, o universo multifacetado da Ilustração, sob a lente do tema Tempo.

A reflexão sobre o tempo como conceito abstrato leva-nos a labirintos de definições e contradições, até porque a tentação de fazer a apologia da lentidão se confronta com o facto de o tempo parecer faltar a todos.

A dimensão do tempo está no centro da nossa sociedade, ganhando ora um tom nostálgico de um mundo imaginário, ora um sentimento de culpabilidade ou de fracasso face ao mundo de hoje. Exige-se retomar o poder sobre o tempo para recuperar maior liberdade, já que o ritmo da nossa vida é determinado e imposto pela sociedade.

É sob este olhar que propomos a todos os interessados a participação no Concurso de Ilustração, do qual resultarão 25 seleccionados que verão as suas obras patentes na exposição de Finalistas. Esta e outras exposições estarão acessíveis de 19 de Setembro a 21 de Outubro na Torre da Oliva.

Ao longo dessa semana, terão lugar também oficinas nas escolas, oficinas para o público, Workshops de Ilustradores Convidados, Conversas, Apresentações, Portfólio Reviews e Espetáculos.

A imagem desta edição do Encontro, reflectindo o tema Tempo, foi concebida pela ilustradora Fatinha Ramos. A instituição convidada deste ano é a FADIP e a Empresa Sanjoanense que patrocina o Prémio do 12º Encontro é a Bulhosas.