image description
Loading...

Concurso

No âmbito do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, é organizado um Concurso de Ilustração aberto a todos os que queiram participar, associado a uma temática. Os trabalhos são submetidos a um Júri composto por profissionais relevantes da área da Ilustração e contribuidores ligados ao mundo da arte, encarregues de fazer uma seleção que será exposta durante a semana do Encontro e reunida num Catálogo. Haverá três premiados entre os ilustradores selecionados. O Tema da 12ª Edição do Concurso do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira é "Tempo".

Patrocinadores

instituicao
instituicao
instituicao

Finalistas

image description
Ana Rita Robalo

Ana Rita Robalo, nascida no Luxemburgo em 1993, criança e adolescente na Bélgica, jovem adulta em Portugal, recém casada, portuguesa (e orgulhosa de ser). Ele decidiu criar raízes em Portugal quando estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Posteriormente, completou seus estudos em Design Gráfico na Restart, Ilustração Artística na Estal / UAL e está concluindo o seu Mestrado em Design na Fbaul. Suas criações são pinturas, aquarelas, padrões de tecido, cartões postais, convites de casamento, ilustrações de revistas e livros, entre outros. Apaixonado por ilustrações e padrões, mas ainda mais pela natureza.

image description
Anna Aparicio Català

Anna Aparicio Català nasceu em 1991 em Barcelona, Espanha. Possui um diploma universitário em Belas Artes (2013) e um mestrado em Literatura Infantil (2014). Estudou ilustração na Escola da Dona de Barcelona (2012-2016) e trabalha como ilustradora profissional de livros infantis desde 2014. O seu trabalho foi reconhecido por diferentes prémios internacionais de ilustração, como Nami Concours, prémio de ilustração Pinwheel Dourado, Iberoamérica ilustrada ou Valladolid ilustrada. Atualmente, combina o seu trabalho como ilustradora com bibliotecária.

image description
Biakosta

O meu nome é biakosta e não gosto de escrever sobre mim na terceira pessoa. Nasci em Coimbra, filha de pais artistas e decidi seguir-lhes as pisadas. Em 2015 mudei-me para o Porto para estudar Design de Comunicação onde conheci muitas disciplinas da comunicação visual, mas foi na Academia de Belas Artes de Cracóvia (onde estudei durante o programa Eramus+) que me apaixonei por ilustração e animação. Desde então percebi que o que gosto mesmo é de contar histórias entre palavras e desenhos. Para mim, o tempo é sempre curto quando deveria alongar-se e demasiado extenso quando não devia esticar-se. Meço o tempo pela distância do amor: ora em longas saudades, ora em breves momentos de paixão.

image description
Delfim Ruas

Viseu em 1989, quatro dias antes da queda de um Muro. Licenciei-me em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente completei Mestrado em Ilustração pelo ISEC de Lisboa. Hoje, trabalho como ilustrador e concept artist freelancer e tenho a felicidade de ter conseguido expor regularmente tanto a título individual como colectivo desde 2009. Deste percurso destaco a minha exposição individual de 2016, “Frente 1914-1919”, onde concilio a minha prática em Ilustração com o meu lado B: a investigação Histórica. Os diários gráficos levaram-me ao Grupo do Risco do qual sou membro desde 2013. Foi neste âmbito que em 2015 integrei um grupo de trabalho cujo o objectivo foi o levantamento do património arquitectónico português em Marrocos. A expedição culminou em 2017 com a exposição “Algarve d'Além Mar” patente na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos em Rabat.

image description
Diego Mallo

Artista visual e ilustrador, trabalha com ilustração editorial, para imprensa, infantil e comercial. Frequentemente dotadas de grande ironia, suas ilustrações nos levam a ler nas entrelinhas. Experimentação interdisciplinar define bem o seu estilo, que vai desde o desenho naturalista à poesia visual, ilustração fotográfica e colagem ou esculturas em papel. Tem trabalhos publicados com Penguin Random House, Die Zeit, Planeta, Unicef, Vice, TV3, Ediciones Glénat, La Galera, Editorial Bambú, Media Vaca e Gràffica entre outros, e em revistas internacionais como Zeit Literatur, Novum, Rooms, etc. Em 2018, ganhou o segundo prêmio no 11º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira; Selecionado no ILUSTRARTE Portugal (2018), e no 3x3 Illustration Directory NY (2019, 2018, 2017 e 2014). Foi selecionado em 2019 na Illustrator's Exhibition em Bolonha e foi ganhador do primeiro prêmio da Bienal Ajudaris (Amarante, Portugal). Está entre os ilustradores selecionados para o X Catálogo Iberoamericano de Ilustração e no American Illustration 38. É profesor e faz workshops de ilustração, desenho e criatividade.

image description
Eduarda Lima

Eduarda Lima é uma ilustradora portuguesa, sediada em Lisboa. Estudou Arquitectura (University College London) e Motion-Design (London College of Communication) em Londres e frequentou cursos de ilustração no Ar.Co, em Lisboa. O seu trabalho divide-se entre a ilustração e a animação 2D, tendo trabalhado com uma variedade de clientes incluindo a BBC, ITV, Orange, Van Gogh Museum, Museum Bojimans Van Beuningen, The Princes Trust, Camelot, Ciência Viva, Deolinda, EGEAC, Trivago, AKI, Nebula Studios, Animanostra, entre outros. Em 2019 participou na exposição anual ILUSTRA 33 e no inicio de 2020 irá publicar o seu primeiro álbum ilustrado. www.eduardalima.com

image description
Fernanda Massotti

Fernanda Massotti é ilustradora no Rio de Janeiro. Participou da residência artística na fábrica da Vista Alegre, em Portugal. Trabalhou no desenho de estampas na marca de roupa para crianças - "A Fábula" - no Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como freelancer em projetos ilustrados, editoriais, cerâmica e estamparia.

image description
Inesss

Natural do Porto. Licenciada em Artes Plásticas - Ramo Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto em 2015, especializou-se numa pós-graduação em Ilustração pela mesma instituição em 2018. Expõe desde 2013. Encontra no Desenho o seu conforto e simultaneamente os seus maiores desafios. A sua linguagem é vincada pela presença assídua da grafite, onde o aparente imediatismo do gesto pretende dar lugar de destaque a este meio mais tradicional; interessa-lhe sobretudo trabalhar as subtilezas/tensões dos gestos da figura humana. Relaciona ainda a sua prática artística com outros campos da área cultural, nomeadamente com produção e educação não-formal. Integra a equipa de educadores do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, concebendo pontualmente oficinas de artes para outras instituições/associações.

image description
Joana Cunha

O meu nome é Joana Cunha, nasci em 1990 e vivo em Vila Nova de Gaia. Sou licenciada e mestre pela ESAD Matosinhos em design de interiores. A ilustração foi sempre algo que me cativou e que adoro explorar, entretanto, foi durante o desenvolvimento da tese de mestrado que me apercebi que poderia aliar a ilustração a um objeto cenográfico e que acabei por me envolver de forma mais apaixonada pela mesma. Como resultado, em 2014, a Máquina de Contar Histórias, o meu projeto tese, foi selecionada para participar na Bienal Ibero-americana, em Madrid. Desde então tenho vindo a estudar diferentes formas de desenho, técnicas e aplicações.

image description
Joana Sousa Franco

Nasceu em Lisboa, em 1980. Desde cedo desenvolveu interesse pelo desenho, tendo frequentado o curso de Desenho de modelo nu, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1997. Designer de profissão, com licenciatura em Design de Equipamento na FBAUL, em 2003, e curso de Design Gráfico na ETIC, em 2005, tem na ilustração um dos seus hobbies de eleição, a par do teatro e da dança. Fez pós-graduação em Ilustração Científica, desenvolvendo desta forma o gosto pelo desenho científico, mas também a exploração artística com diversas técnicas e suportes, incluindo a técnica digital. Colaborou com ilustrações para o livro “Árvores na Cidade”, de Graça Amaral Neto Saraiva e Ana Ferreira de Almeida. Realiza pontualmente trabalhos de ilustração como freelancer.

image description
Laura Montes

Nasci em Valladolid, Espanha. Formei-me em Belas Artes pela Universidade de Salamanca. Trabalhei como professora na área de Educação Artística e como ilustradora para publicações infantis. Recentemente, o meu trabalho como ilustradora foi selecionado em concursos de ilustração, como o Encontro Internacional de Iluminação 'Vilustrado' em Valladolid, o Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira e a II Bienal Internacional de Solidariedade Ilustração de Ayudaris. Atualmente trabalho como ilustradora freelancer e moro em Valladolid.

image description
Leonor Violeta

Leonor Violeta é designer gráfica e ilustradora, concentrando seu trabalho em recortes e colagens, composições padronizadas e formas coloridas.

image description
Lourdes Asencio Sánchez

Minha vocação é ilustração, embora me tenha formado em sociologia. Estudei desenho e pintura desde 1989, participando em diferentes cursos e workshops com Miguel Tanco, Isidro Ferrer e Linda Wolfsgruber. Este ano, completei o Grau de Ensino Superior em Ilustração na Escola de Arte Número 10. Em 2018, ganhei o prémio de ilustração do Flic Festival de Barcelona.

image description
Margarida Mouta

Aveiro, 1989 Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Trabalha como ilustradora para editorial, animação, jogos, suportes web e publicidade desde 2014.

image description
Mariana Mattos

Mariana de Almeida Mattos (1977) Ilustradora, Designer, Consultora, Formadora de Design Thinking, Palestra sobre Criatividade e Maquiadora. Vive e trabalha no Porto. Formada em Design de Comunicação (1999), completou o componente curricular de PHD em Desenhos e suas formas de Expressão pela Universidade de Valência (2007). Em 2014, formou-se em Design Thinking pela ESAD Matosinhos, colaborando regularmente com a Mindshake como designer e instrutora freelancer.

image description
Mariela Teragni

“Desenhar é uma experiência mágica para mim. Eu acho que a ilustração é muito poderosa, é pura energia incorporada no papel. Uma imagem em movimento tem a capacidade de mudar o mundo. ” Mariela Teragni é ilustradora e designer gráfica. Nasceu na Argentina em 1984. Estudou Design Gráfico na Universidade de Buenos Aires (UBA) e se especializou em design editorial. Seu interesse pelo design de livros e sua paixão pelo desenho a levaram a aprofundar sua formação como ilustradora. Mariela treinou ilustração há mais de 10 anos com renomados artistas de álbuns, locais e internacionais. Ele também participou de oficinas de aquarela, narrativa, letras, serigrafia e criatividade. Inspirada na natureza, arte abstrata e design têxtil, seu trabalho é caracterizado pela sensibilidade de suas ilustrações e pela empatia de seus personagens. Atualmente, trabalha em seu estúdio em Buenos Aires, onde realiza projetos de design e ilustração de autores.

image description
Marta Ramiréz Cores

(Oviedo, Astúrias, Espanha, 1987) Licenciada em Belas Artes pela Universidad de Barcelona, cursou o Mestrado Universitário em Pesquisa e Criação em Arte pela Universidad del País Vasco. Durante o 2016 colaborou como facilitadora em oficinas criativas para crianças e jovens com a Associação Literatura, Literacia e Mediação ALEM de Lisboa, entidade que trabalha através do universo literário para fortalecer a alfabetização infantil, juvenil e adulta. Neste momento está a finalizar a sua teses de doutoramento, focada no desenvolvimento sensorial das crianças através dos álbuns multissensoriais e as práticas artísticas em Educação Infantil. Paralelamente trabalha como ilustradora e designer gráfica em Lisboa para projetos como ‘Ajuda como podes’ da Associação 1%, ou ‘Brincapé’ promovido pela APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Também faz parte dos coletivos com base em Lisboa: Arrumar-a-rua Oficinas de arquitetura para crianças e Fita – Cinema com olhos de ver.

image description
Neus Caamaño Culubret

Nasci em uma vila muito pequena chamada Terradelles, perto de Girona. Aprendi quase tudo o que sei com minha mãe, que sempre gostou de arte, especialmente técnicas como impressão e gravura têxtil. Quando eu tinha 18 anos, fui estudar Belas Artes em Barcelona, onde me especializei em desenho de vida. Foi aqui que descobri a ilustração. Apaixonei-me quase imediatamente por essa linguagem que combina criatividade artística com o ato de se comunicar. Desde que descobri isso, trabalhei em diferentes áreas, como propaganda e ilustração editorial.

image description
Pupé

Mariana Pereyra (Pupé) é designer gráfica formada pela Universidade de Buenos Aires em 2005. Professora. Desde 2007 até o momento é ilustradora freelancer, especializada no setor têxtil e infantil. Desde 2011 é professora da mesma universidade em ilustração da matéria e também dita oficinas particulares. Na sua profissão de ilustradora e professora, conseguiu encontrar a sua vocação, experimentando e aprofundando desenho como sua maneira de fazer em mundo.

image description
Rute Marques

Rute Marques nasceu algures no centro de Portugal em 1997. O seu amor pela ilustração começou quando criança e cresceu ao longo dos anos. Estudou design gráfico na ESAD. CR, onde ele descobriu seu amor pela técnica de impressão em linóleo que vem explorando desde então. Em design gráfico, ele buscou seu espírito experimental para usar técnicas mistas em suas ilustrações.

image description
Sole Rodriguez

Eu sempre gostei de pintar, mas meu desejo de entender e transformar o mundo me levou a estudar ciência política. Especializei-me em estudos de gênero e me dedico ao desenvolvimento de políticas públicas para equidade de gênero. Há alguns anos decidi retomar a pintura e o acesso aos estudos de Belas Artes, assim descobri a ilustração e acabei obtendo um diploma de ilustração profissional na Escola de la Dona em Barcelona. Meu trabalho foi selecionado para exposições coletivas e finalista no 4o Encontro internacional do ilustraçao Valladolid Ilustrado 2018.

image description
Susana Matos

Susana Matos nasceu em Lisboa, para onde regressou e onde vive e trabalha. Depois de fazer muitos desenhos e pinturas decidiu ser professora de Educação Visual e neste momento, divide o seu tempo entre a tranquilidade da ilustração e a agitação do ensino, indo encontrar o equilibrio entre estes dois mundos que se completam.Recebeu alguns prémios, nomeações e menções honrosas. O primeiro foi o Prémio Matilde Rosa Araújo de Ilustração pela Câmara Municipal da Trofa, em 2012 e outros se seguiram, como Menção Especial no XI Prémio Internacional de Compostela para Álbuns Ilustrados, em 2018. Ilustrou uma dezena de livros, quase todos para a infância de onde nunca conseguiu sair....

image description
Vic S

Víctor Serrano Orozco nasceu na Cidade do México em 1983. Estudou Artes Visuais na Faculdade de Artes e Design da UNAM. Ele tem se desenvolvido nas áreas de Design Editorial e Ilustração, através da oficina Bonobo Gráficos Creativos, fazendo vinhetas e ilustrações para livros didáticos de ciencia ao nível médio. Ele também colaborou com Editorial Resistencia ilustrando cartazes e gerando gráficos diversos para materiais informativos. Possui quatro exposições individuais, a mais recente na Casa de Cultura da UAEM, Cidade do México e tem participado desde 2002 mais de vinte exposições colectivas, destacando a seleção na II Bienal Pedro Coronel, Museu Pedro Coronel, Zacatecas, México, além de obter uma residência de produção pictórica em Betanzos, Galiza, em 2008, pela Fundação Rojo- Urbiola. Atualmente trabalha, além da sua produção plástica, como professor do Ensino Superior em Desenho e História da Arte e desde 2016 seu trabalho é representado pela Galeria Yuri López Kullins, na Cidade do México e Madri. Em 2019, sua série de ilustrações com o tema "A Mentira" foi selecionada como uma das 10 finalistas do Encontro Internacional de Ilustração de Valladolid, na Espanha.

image description
Vicente Nirõ

Nascido na chuvosa terça-feira de Carnaval de 1991, gosta de se mascarar de ilustrador no dia a dia. É um folião por cinema de animação, desdobrando-se entre ilustrações estáticas e em movimento para contar as histórias que lhe passam pela cabeça. No seu trabalho usa uma paleta de cores digna de carro alegórico mas não lhe peçam para dançar porque não sabe sambar.

image description
Weberson Santiago

Ilustrador e escritor de livros infantis. Colabora com editores brasileiras e portuguesas. Também ilustra boardgames para diversas editoras de países como EUA, Alemanha, Itália, França, Bélgica, Holanda e Polónia.